RP2M realiza II Fórum com a temática da transformação Digital

Publicado em 16 de dezembro, 2019



Sob coordenação da Fundação CERTI, a rede organizou uma programação integrada com o evento nacional que aconteceu em Florianópolis

Repensar a oferta e a execução de serviços tecnológicos, como Metrologia e Avaliação da Conformidade, é o principal objetivo do fórum organizado pela CERTI e a Rede SIBRATEC RP2M durante oCongresso de Metrologia. Realizado no dia 26 de novembro, o fórum Serviços Tecnológicos na Transformação Digital aconteceu no CentroSul, integrado ao evento nacional.

Alguns dos temas abordados foram os ciclos de inovação, evolução da indústria, tecnologias industriais básicas (TIB), novas tecnologias aplicadas aos serviços tecnológicos, além de discutir valor e necessidades de reorientação estratégica. Os debates girararão em torno de indagações, recebidas pelas Rede, feitas por pesquisadores e profissionais do setor, sobre como posicionar os serviços tecnológicos na nova revolução industrial. Segundo Emiliana Margotti, pesquisadora da CERTI e secretária executiva da RP2M, as questões mais comuns são: pensar em termos como ‘serviços tecnológicos 4.0’, ‘laboratório 4.0’, ‘metrologia 4.0’ vale a pena? O mercado está preparado para esta evolução? Como gerar valor para os nossos clientes?

“Tais inquietações nos levaram – enquanto prestadores de serviços, enquanto Rede – a ser vanguardistas sobre o assunto. Entendemos que os conceitos de “Indústria 4.0”, “transformação digital”, “Manufatura Avançada” ainda estão em evolução, então propusemos levar esses assuntos para um evento que pudesse possibilitar aos participantes uma visão holística sobre tema e por meio da socialização do conhecimento, a reflexão de como se orientar. Pela incipiência do assunto, não temos como dar respostas prontas a tais questionamentos mas almejamos auxiliar os participantes a construir as suas próprias perguntas”, explica Emiliana Margotti.

As apresentações estão disponíveis em: https://info.certi.org.br/forum-rp2mii

A Rede SIBRATEC de Serviços Tecnológicos para Produtos da Manufatura Mecânica (RP2M) é uma das redes constituídas por iniciativa do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como apoio ao desenvolvimento da oferta de serviços tecnológicos em metrologia, normalização e avaliação da conformidade, com foco na superação de exigências técnicas nacionais e facilitação do acesso aos diferentes mercados mundiais. A RP2M integra prestadores de serviços tecnológicos, empresas e governo em temas associados a ensaios, medições e calibrações, para os setores produtivos da manufatura mecânica (www.rp2m.org.br).

Voltar
COMPARTILHAR