Membros da RP2M se reúnem para reunião anual

Publicado em 16 de dezembro, 2019

No dia 25/11/19 os membros da RP2M se reuniram para sobre o encerramento do convênio estruturante FINEP, repasse de lições aprendidas e perspectivas futuras do programa SIBRATEC.
A reunião contou com a presença de 20 participantes da rede, sendo eles da Fundação CERTI, IPT, SENAI-MG, CDTN, LACTEC, INMETRO, UFRGS-LACOR, UFRGS-LAMEF, REMESP. Também estavam presentes representantes da FINEP e MCTIC.

Como avaliação geral, entende-se que a RP2M ao longo destes 7 anos realizou diversas conquistas, entre aquisição de equipamentos que possibilitaram a modernização dos laboratórios, ampliação do escopo dos serviços tecnológicos (ensaio, calibração, proficiências), capacitação.

Dentre as 19 redes de Serviços Tecnológicos incentivadas pelo programa SIBRATEC, os sponsers e conveniados, julgam que a RP2M teve destaque, não apenas pela execução completa de suas entregas, mas também por apresentar uma gestão integrada e ativa.

“O trabalho de apoio e organização contínuo realizado pela coordenação mostrou-se fundamental para o sucesso do projeto”

“A RP2M nos possibilitou apoio ao custeio nas operações do laboratório por meio da conexão entre seus membros (rastreabilidade, manutenções, treinamentos e participação em feiras e eventos).”

“Compartilhar é essencial. O conhecimento deve ser compartilhado para agregar valor as pessoas e organizações.”

Depoimentos recolhidos ao longo da reunião

A reunião encerrou com o coordenador Dr. Gustavo Donatelli que ressaltou a importância do trabalho conjunto como ferramenta fundamental para a concretização de metas realistas.

“Quando iniciamos a construção do projeto em 2008 almejávamos chegar em 2015 com uma nova percepção do mercado acerca do valor da metrologia. Agora em 2019 temos novos desafios e a certeza que o trabalho ainda é longo.”

A Rede SIBRATEC de Serviços Tecnológicos para Produtos da Manufatura Mecânica (RP2M) é uma das redes constituídas por iniciativa do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como apoio ao desenvolvimento da oferta de serviços tecnológicos em metrologia, normalização e avaliação da conformidade, com foco na superação de exigências técnicas nacionais e facilitação do acesso aos diferentes mercados mundiais. A RP2M integra prestadores de serviços tecnológicos, empresas e governo em temas associados a ensaios, medições e calibrações, para os setores produtivos da manufatura mecânica (www.rp2m.org.br).

Voltar
COMPARTILHAR