Rede SIBRATEC RP2M oferece oportunidade de aprendizado sobre Tecnologia Industrial Básica

Publicado em 14 de março, 2019
Ao total, serão disponibilizados 5 cursos online gratuitos para profissionais e estudantes nas temáticas de metrologia, avaliação da conformidade e gestão laboratorial

No dia 15 de março, a Rede SIBRATEC de Serviços Tecnológicos para Produtos da Manufatura Mecânica – RP2M. irá lançar a Academia RP2M, com cinco cursos online gratuitos para profissionais e estudantes da área da mecânica de todo o Brasil, nas temáticas metrologia, avaliação da conformidade e gestão laboratorial. A primeira turma será do curso de Fundamentos da Metrologia, que iniciará em 22 de abril. No portal da Rede http://www.rp2m.org.br/academia é possível obter informações detalhadas do calendário de cursos, com datas e cargas-horárias e realizar as pré-inscrições. As vagas são limitadas.

Os demais conteúdos da Academia RP2M são: Incerteza de medição; Interpretação da norma ABNT ISO/IEC 17025:2017; FMEA-Princípios e Aplicações; Indústria 4.0 – Conceitos e Aplicações em Metrologia. Para que o aluno possa organizar as aulas de acordo com sua disponibilidade de horário, as disciplinas ficarão disponíveis por 10 dias após a finalização do curso. O material é apresentado na forma de apostilas para possibilitar a impressão dos conteúdos e conta com apoio de recursos interativos. No decorrer da programação, serão disponibilizados links para aprofundamento do tema. Haverá exercícios de fixação e avaliação online. Um certificado será emitido ao final de cada curso, caso o aluno obtenha média para conclusão do mesmo.

A Academia RP2M é apenas umas das ações transversais da Rede SIBRATEC RP2M, que atualmente é coordenada pela Fundação CERTI (Centros de Referências em Tecnologias Inovadoras), uma organização de P&D&I e serviços tecnológicos, com 32 anos de atuação em âmbito nacional em diversos segmentos. A iniciativa tem como apoiadores o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e a Finep (Financiadora em Estudos e Projetos).

Sobre a RP2M – A RP2M é uma das redes constituídas por iniciativa do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como apoio ao desenvolvimento da oferta de serviços tecnológicos em metrologia, normalização e avaliação da conformidade, com foco na superação de exigências técnicas nacionais e facilitação do acesso aos diferentes mercados mundiais. Integra prestadores de serviços tecnológicos, empresas e governo em temas associados a ensaios, medições e calibrações, para os setores produtivos da manufatura mecânica.

Sobre a Fundação CERTI – Com uma equipe de 400 colaboradores e sede em Florianópolis, a CERTI atua em todo o Brasil em segmentos vitais para o desenvolvimento de uma indústria brasileira mais competitiva, tendo como foco principal a inovação em sistemas inteligentes, metrologia e avaliação da conformidade, planejamento, controle e melhoria da qualidade, manufatura avançada, energia sustentável, economia verde, instrumentação e teste, entre outros.

Voltar
COMPARTILHAR