COM RECURSOS DA REDE SIBRATEC RP2M O SISTEMA DE EMISSÕES EVAPORATIVAS DO LABORATÓRIO DE EMISSÕES VEICULARES DO CIT-SENAI EM BELO HORIZONTE É RECUPERADO

Publicado em 23 de janeiro, 2018

Um Laboratório de Emissões Veiculares é composto de dois sistemas: O banco de ensaios de emissões de escapamento e a câmara para emissões evaporativas (Câmara SHED – do inglês “Sealed Housing for Evaporative Determination”).

O banco de ensaios de emissões de escapamento é composto de um dinamômetro de rolos (dinamômetro de chassis) e um sistema de coleta, medição e análise dos componentes do gás de escapamento. Os resultados produzidos são as emissões gasosas em g/km e o consumo de combustível (L/100km ou km/L). É o sistema mais usado do laboratório: nele é feito o desenvolvimento final de um modelo e também projetos de pesquisas de modificações em veículos. O LEV-SENAI operou nos últimos três anos principalmente em projetos da indústria, vinculados ao INOVAR AUTO, testando componentes auxiliares visando a redução do consumo de combustível (e consequente redução da emissão de dióxido de carbono, por ser o principal gás gerador de efeito estufa.

A câmara para emissões evaporativas analisa, como seu nome indica, a emissão causada pela evaporação de combustível. Ela testa a eficácia das conexões das linhas de combustível e também do sistema de recirculação de vapores de combustível (“canister”). Este sistema é necessário para a homologação de modelos junto ao IBAMA ou para certificação visando exportação e importação de veículos.

Este sistema de emissões evaporativas do LEV-SENAI não estava operativo. Por esta razão o laboratório estava trabalhando apenas com o banco de emissões de escapamento em projetos com a indústria. Esse laboratório foi inaugurado em 2001 e o sistema de controle da Câmara SHED (circuitos e computadores) estava avariado. Com os recursos da Rede SP2M do Programa SIBRATEC foi possível adquirir, do próprio fabricante, um sistema de controle dentro dos padrões modernos de eletrônica e computação. Com isto, o laboratório voltou a operar a Câmara, inclusive já participando, em 2016, do programa de comparação interlaboratorial, organizado pelo INMETRO e AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

Com a volta da operação deste sistema o LEV-SENAI poderá agora trabalhar, em parceira com a CETESB, que é o agente oficial do IBAMA para licenciamento de veículos, em ensaios para homologação e, com isto, estará apto a atender qualquer montadora nacional ou importador de veículos, aumentando em muito sua carteira de clientes.

Fonte: Pompilio Furtado | Diretor

IST AUTO – Instituto SENAI de Tecnologia Automotiva

CIT SENAI – Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG

Sistema FIEMG

Tel. +55.31.3489.2374 Cel. +55.31.99122.9143

pompiliofurtado@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

Voltar
COMPARTILHAR